As imagens mostram o território palestino reconstruído e transformado numa "Riviera do Médio Oriente", com estâncias balneares e hotéis.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, partilhou recentemente um vídeo na rede social Instagram que provocou bastante discussão. O filme, aparentemente gerado por Inteligência Artificial, imagina o futuro da Faixa de Gaza como um destino turístico próspero e moderno, em contraste com a destruição atual do território palestiniano.
O vídeo começa com imagens desoladoras da Gaza de hoje, com adultos e crianças a caminhar entre escombros, próximos ao mar. No entanto, o tom muda rapidamente para mostrar o que Trump imagina como um possível futuro para a região: uma estância balnear vibrante, com prédios modernos, hotéis e outros elementos típicos de um destino turístico de luxo.
Entre as cenas, aparece o empresário Elon Musk, amigo e conselheiro de Trump, numa praia em Gaza, a comer e a atirar notas de dinheiro ao ar, enquanto bailarinas executam a dança do ventre. O vídeo também inclui imagens de Trump e do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, geradas por IA, onde ambos surgem em cenários de clube noturno e junto a uma piscina num ambiente de luxo.
Some men will be happy to know that Trump did it - I'm speechless for a moment.
— 𝙴𝚖 (@lineisadottoyou) February 26, 2025
"Trump Gaza" video published on his Instagram 16hrs ago. pic.twitter.com/pRzDG7q3eG
Este tipo de conteúdo, misturando realidade e ficção, gerou discussões sobre as implicações políticas e sociais da visão de Trump para a Faixa de Gaza, com muitos a questionar o tom e o impacto da mensagem.
Enviar um comentário