DJ português sagra-se campeão mundial de DJs: "Isto é um sonho muito antigo, um autêntico desejo secreto"

O DMC (Disco Mixing Club) é a mais antiga e mais prestigiada competição internacional de DJs.







“Era um objetivo que estava há muito tempo por cumprir”, e “era a cereja que faltava no topo do bolo”. O DJ e produtor português Stereossauro reage assim à consagração como o novo campeão Mundial DMC (Disco Mixing Club), a mais antiga e prestigiada competição internacional de DJ. A vitória foi conquistada em Paris no dia 19.

“Só quem acompanha a cena de ‘turntablism’ é que sabe a verdadeira importância disto, é histórico”, diz. “Já andava a perseguir isto há muito tempo, sozinho e com o DJ Ride. Com ele, aliás, já tínhamos ficado em segundo lugar na categoria de equipas”, lembra. “O DMC é o campeonato com mais prestígio, que já vem desde os anos 80 e que deu a conhecer grandes nomes, como o Mix Master Mike. É o campeonato que deu início à cena toda das ‘battles’ DJ.

Sendo DJ de hip hop, quando se começa é precisamente a ver os vídeos do DMC, a ver as ‘battles’ e as técnicas que eles usam”, explica o músico, que participou pela última vez no campeonato. “Eu já tinha decidido para mim que este seria o último ano de ‘battles’. Era como que o meu ‘last dance’, e então conseguir sair em grande foi incrível.”

No final, o vencedor teve direito a um disco de ouro e a um outro prémio muito especial. “O vencedor levanta um casaco com bordado a dourado a dizer World Champion e esse casaco é o prémio mais cobiçado.” Para além de Portugal, estiveram representados na final de 2024 do DMC Costa do Marfim, Austrália, Polónia, China, França e Ilhas Reunião. O painel de jurados era composto por DJ de renome de vários países.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem