Carregar um automóvel elétrico na rua custa tanto como abastecer

Estudo universitário analisa mercado português de veículos elétricos e alerta para problemas







Carregar um automóvel elétrico na rede pública tem um custo equivalente ao abastecimento de um veículo a gasóleo ou a gasolina. A conclusão é de um estudo do Center of Economics for Prosperity, da Universidade Católica, sobre mobilidade elétrica, onde se refere também o elevado custo dos veículos face a outros países.

O mercado de veículos elétricos “está em forte expansão” em Portugal, tendo sido vendidos o ano passado cerca de 42 mil viaturas, um aumento de 92% face ao ano anterior. No final do ano passado, o parque automóvel de elétricos “contava com aproximadamente 130 mil veículos”, contabiliza o estudo divulgado agora.

Apesar deste crescimento, os veículos elétricos são 30%, em média, mais caros do que as viaturas a gasóleo e gasolina. “O preço médio dos 10 veículos elétricos mais baratos em Portugal é 30 mil euros, comparado com 25 mil euros nos Países Baixos e 24 mil euros na Alemanha”, lê-se no estudo financiado pela Brisa.



Por outro lado, os carregamentos na via pública são mais elevados do que em casa: carregar o carro na rede pública pode ser duas vezes mais caro do que em casa, de acordo com preços de março de 2024. E, quantifica ainda o mesmo estudo, carregar um elétrico em casa é 60% mais barato do que abastecer um carro a diesel.

O trabalho desenvolvido alerta ainda para o facto de o mercado de carregamento ser “altamente concentrado”, com 57% dos postos controlados por três grandes operadores, e em 32% dos municípios haver apenas um operador disponível.



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